segunda-feira, 14 de novembro de 2011

3.3 Projeto de Trabalho

Projeto Brinquedos e Brincadeiras de Ontem e de Hoje

Público alvo: 1º Ano
Período: Outubro
Professoras: Darsiza, Elenice e Itamara

Justificativa:
Acreditamos que o brinquedo e a brincadeira são ingredientes vitais para uma infância sadia e para um aprendizado significativo, já que o brincar estimula o desenvolvimento intelectual da criança, como também ensinam os hábitos necessários ao seu crescimento. Assim, proporcionar as crianças momentos de convivência saudável, amigável, criativa e construtiva; pois através da brincadeira a criança atribui sentido ao seu mundo, se apropriam de conhecimentos que a ajudarão a agir sobre o meio em que ela se encontra, reconhecendo a cultura brasileira, resgatando brincadeiras, jogos e cantigas de roda.

Objetivos:
• Aumentar o repertório de brincadeiras infantis;
• Participar de situações de socialização com os pais;
• Participar de jogos que sejam trabalhadas regras em grupo;
• Construção de brinquedos com sucata;
• Registrar de diferentes formas o brincar;
• Resgatar as brincadeiras de antigamente.

Metodologia:
• Roda de conversa;
• Pesquisar junto as famílias sobre as brincadeiras e brinquedos da infância;
• Pesquisar em livros e na internet sobre a origem de alguns dos brinquedos e brincadeiras;
• Selecionar alguns brinquedos que possam ser construídos pelas crianças ( bilboquê, peteca, vai e vem e bola de meia);
• Coletar algumas sucatas para confecção de brinquedos;
• Listar os brinquedos em cartaz;
• Listar as brincadeiras e escolher algumas para brincar;
• Propor para que as crianças desenhem alguns brinquedos e brincadeiras;
• Escrever junto com as crianças regras de algumas brincadeiras;
• Brincar na quadra com diversos materiais: bola, bambolê, corda, etc.

Avaliação:
Ocorrerá em todos os momentos através da observação, da participação dos alunos nas atividades propostas, interesse e também mudanças de atitudes quanto a incorporação de valores, grau de motivação e entusiasmo.

Produto final:
Finalizou-se o projeto com uma tarde de brincadeiras, interagindo os pais com seus filhos, professores, coordenação pedagógica e direção da escola.

“Há em nossa alma cansada, mesmo sendo a vida atroz, criança eterna e levada que brinca dentro de nós”. (Alberto F. Bastos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário